Aeroporto de Porto Príncipe é fechado após o terremoto
Portal Terra
DA REDAÇÃO -
O aeroporto de Porto Príncipe, capital do Haiti, ficou fechado após o terremoto que atingiu o país, segundo informou a companhia aérea dominicana Caribair.
As comunicações por via telefônica também foram cortadas após o abalo, que causou graves danos nas instalações de telecomunicações. O cônsul dominicano no Haiti, Carlos Castillo, disse ao Canal 11 da televisão local que só duas operadoras de telefonia estão conseguindo prestar serviço aos assinantes.
O tremor causou danos em muitos edifícios da capital haitiana, como supermercados e hotéis, segundo testemunhos de familiares e amigos de residentes no Haiti.
De acordo com as informações, a catedral da cidade foi um dos prédios que caiu, o palácio presidencial sofreu danos e é praticamente impossível circular de automóvel pelas ruas, invadidas pelos escombros.
Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter atingiu o Haiti às 19h53 (horário de Brasília) desta terça-feira. Com epicentro a 15 km da capital, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o terremoto é considerado pelo órgão o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos. Dezenas de prédios da capital caíram e deixaram moradores sob escombros. Importantes edificações foram atingidas, como prédios das Nações Unidas e do governo do país.
O Haiti é o país mais pobre do continente americano. O Brasil comanda cerca de 7 mil soldados da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, enviada ao país em 2004, e tem cerca de 1,3 mil homens na região. As Forças Armadas Brasileiras participaram do socorro às vítimas de furacões no país em 2004 e 2008.