Haitianos farão show musical com instrumentos resgatados dos escombros

Por

Agência ANSA

WASHINGTON - A Organização dos Estados Americanos (OEA) informou que a orquestra da Escola de Música Sainte Trinité, do Haiti, fará na próxima sexta-feira um concerto na capital Porto Príncipe com alguns instrumentos que foram retirados dos escombros.

De acordo com um comunicado da OEA, o objetivo do show é "reerguer o ânimo dos haitianos" após o forte terremoto do dia 12 de janeiro, além de "localizar e reagrupar as crianças que participavam de seu programa de inclusão social por meio da música".

A Sainte Trinité e a OEA vinham trabalhando juntas no Programa de Orquestras para Jovens em Risco, projeto que busca dar uma solução para os problemas da violência e da evasão escolar no país caribenho.

A ação, idealizada pela OEA, havia recrutado 80 alunos e já oferecia aulas de música diariamente nas instalações da Sainte Trinité antes do abalo sísmico.

O concerto será realizado em Kay Nou, sede da organização brasileira Viva Rio, e também contará com a participação do coral das crianças do grupo Les Petits Chanteurs.

Segundo autoridades haitianas, pelo menos 200 mil pessoas morreram em decorrência do terremoto, que atingiu 7 graus na escala Richter.