Brasileiros procuram embaixada em Santiago para pedir para voltar
Amanda Cieglinski, Agência Brasil
SANTIAGO - Cerca de 200 brasileiros que estão no Chile entraram em contato com a Embaixada do Brasil em Santiago para manifestar o desejo de retornar ao país. A embaixada está cadastrando essas pessoas, mas por enquanto não há previsão de envio de aeronaves para aquele país.
Neste domingo, por volta de 5h, chegou à Brasília um avião da FAB que veio de Santiago trazendo 12 brasileiros. A aeronave tinha ido até o Chile para levar o ministro da Justiça daquele país, Jorge Rui Toledo, e o o procurador-geral da República, Chahuán Sabas, que estavam no Brasil.
Segundo nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, um diplomata com experiência em assistência consular chegou ontem (27) a Santiago para reforçar o apoio aos brasileiros que residem ou estão de passagem pelo Chile. O atendimento está sendo feito na própria embaixada (Calle Padre Alonso de Ovale, número 1665).
Quem busca informações de parentes que estão no Chile deve entrar em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros do MRE. Entre 10h e 18h, os telefones são (61) 3411-8804 e 3411-8805. Após esse horário, o atendimento é feito pelo número (61) 8197-2284. Entre ontem e hoje, o NAB recebeu em torno de 700 ligações em busca de informações sobre brasileiros que estão no Chile.