Ciclone chega a Austrália com ventos de 200 km/h e enchentes

Por

Portal Terra

DA REDAÇÃO - O ciclone Ului, que se formou no Pacífico durante a semana, chegou na noite desse sábado à Austrália e atingiu a terra durante a madrugada, provocando um "rastro de destruição" em várias cidades da província de Queensland com ondas gigantes, ventos de 200 km/h e chuvas de 450 mm, segundo o diário Courier Mail. Ainda não há um número certo de mortos, segundo as autoridades.

A cidade de Mackay foi uma das mais atingidas pelo ciclone, ainda que as condições do tempo neste domingo mostrem ventos calmos com céu limpo. A perspectiva no norte da província de Queensland é que nas próximas horas, enchentes de grandes proporções atinjam as cidades, já que em alguns locais a precipitação superou 450mm nas últimas horas.

Mais de 60 mil casas ficaram sem energia elétrica na cidade de Queensland devido à passagem do ciclone. Linhas de telefone estão cortadas desde a noite de sábado. Na cidade de The Clarke, nas últimas 24 horas, o volume de chuva chegou a 452 mm, enquanto em Finch Hatton esse volume foi de 332 mm. Em Mackay, a cidade mais atingida pelos ventos, a chuva atingiu 169 mm.

A governadora de Queensland, Anna Bligh segue uma turnê de visita às comunidades mais atingidas, incluindo Mackay, neste domingo. A limpeza dos locais deve durar pelo menos duas semanas para reparar os estragos, segundo autoridades locais. "O turismo, a pesca e a mineração de carvão serão as atividades mais afetadas", disse a governadora ao Courier Mail.

Autoridades descreveram o ciclone como "moderado", colocando-o na categoria 3 e rebaixando-o para categoria 2 no seu deslocamento para o interior. "É um evento significativo com muitos danos em alguns lugares, mas não um evento catastrófico", disse a governadora Bligh. Segundo a governadora, que decretou estado de catástrofe na região anteriormente - permitindo a evacuação das áreas de maior risco pelas autoridades - o foco agora é evitar os danos causados pelas enchentes.