Chanceler alemã promete período de decisões para reativar coalizão
BERLIM - A chanceler alemã, Angela Merkel, prometeu que o outono (hemisfério norte, primavera no Brasil) será um período de decisões para tentar reativar a coalizão de governo, depois que foi acusada por críticos de imobilismo. "Fomos eleitos para atuar e o faremos durante este outono de decisões", afirmou a chanceler conservadora em uma entrevista ao jornal Süddeutsche Zeitung por ocasião do aniversário de um ano de sua vitória nas eleições legislativas de 27 de setembro de 2009.
Há duas semanas a chanceler utilizou a mesma expressão, que constrasta com sua posição habitual de tentar ficar acima das polêmicas. "Estabelecemos os marcos para o futuro deste país", completou, no momento em que a coalizão formada pelas uniões cristãs CDU/CSU com os liberais do FDP registra índices ruins nas pesquisas.
Angela Merkel, que ano passado, após a vitória nas urnas gerou grandes expectativas no eleitorado de direita, antes de provocar a decepção desta ala, citou em particular as políticas orçamentárias e de saúde como áreas de reforma.