Congresso dos EUA aprova sanções à China por iuane
Os congressistas americanos aprovaram nesta quarta-feira por ampla maioria um projeto de lei que prevê sanções à China pela desvalorização de sua moeda, apontada como causa da redução de postos de trabalho nos Estados Unidos, semanas antes das eleições legislativas de metade de mandato.
A Câmara dos Representantes aprovou o projeto por 348-79, em uma de suas maiores confrontações com a China em anos, e depois que o presidente americano, Barack Obama, criticou nesta quarta-feira a desvalorização do iuane durante um encontro com eleitores em Iowa.
O texto permitirá a imposição de medidas alfandegárias que penalizem os produtos importados de países onde a moeda esteja desvalorizada. Foi aprovado na sexta-feira pela comissão a cargo das questões financeiras e fiscais.
O projeto de lei ainda deve ser aprovado pelo Senado.
"Fazemos isso porque poderiam ser criados 1 milhão de postos de trabalho americanos se o governo chinês" se adequasse aos preços do mercado, disse a líder democrata da Câmara, Nancy Pelosi.
"Entendemos que a relação entre Estados Unidos e China seja importante em todos os sentidos - cultural, política, diplomática, economica, comercialmente -, mas precisamos que eles sigam as regras", disse Pelosi antes da votação.