Netanyahu pede que negociações de paz não parem
Premier israelense recebeu emissário americano
JERUSALÉM - O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu afirmou nesta quarta-feira que deseja a continuidade das negociações com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, ao receber o emissário americano George Mitchell. "Há muitas dúvidas e obstáculos no caminho da paz. Todo mundo compreende", afirmou Netanyahu, segundo um comunicado de seu gabinete, durante o encontro com Mitchell, que desembarcou na terça-feira em Jerusalém para tentar dar um novo impulso às conversações.
"Meu governo e eu estamos decididos a chegar a um acordo de paz que garanta a segurança e os interesses vitais de Israel", completou. "Espero que as discussões positivas que começaram com o presidente Abu Mazen (Mahmud Abbas) continuem para tentar chegar a este objetivo".
Na terça-feira, Abbas disse que Israel teria a responsabilidade sobre um eventual fim das negociações, iniciadas em 2 de setembro, motivada pela retomada das construções nas colônias judaicas da Cisjordânia.
A construção nas colônias foi retomada na segunda-feira depois do fim de uma moratória de 10 meses, que Israel decidiu não prolongar apesar das pressões internacionais e das advertências de Abbas. No entanto, Abbas destacou que não anunciará a decisão sobre o futuro das negociações de paz depois de uma reunião da Liga Árabe no dia 4 de outubro.