Presidente chinês felicita líder norte-coreano
PEQUIM - O presidente chinês, Hu Jintao, felicitou o dirigente norte-coreano Kim Jong-Il pelo "êxito" da reunião do partido comunista de seu país, que permitiu a nomeação do filho mais novo do governante para altos postos do governo.
Os dirigentes do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC, nome oficial do partido comunista) se reuniram na terça-feira em Pyongyang, pela primeira vez em 30 anos, para preparar a sucessão de Kim Jong-Il. Na ocasião, Kim Jong-Un, filho mais novo do dirigente, se tornou membro do Comitê Central do partido, assim como vice-presidente da Comissão Militar Central. Kim Jong-Un, de 27 anos, provável sucessor de Kim Jong-Il, também foi elevado ao posto de general de quatro estrelas.
Na mensagem a Kim Jong-Il, o presidente chinês expressa as "sinceras felicitações pelo êxito da conferência do PTC, por vossa reeleição como secretário-geral do PTC e pela reeleição e formação de uma nova direção de alto nível do PTC", afirma um comunicado da agência oficial Xinhua (Nova China).
A mensagem também destaca a "profunda amizade tradicional" e os "amplos interesses comuns" que unem Pequim e Pyongyang.