Imprensa paraguaia critica entrada da Venezuela no Mercosul
A imprensa paraguaia publicou que a Venezuela entrou "pela janela" no Mercado Comum do Sul (Mercosul) e que uma nova "tríplice aliança" atuou contra o país, em alusão à Guerra do Paraguai (1865-1870), ocasião em que Brasil, Argentina e Uruguai se uniram para lutar contra o Paraguai.
A publicação paraguaia ABC Color destacou em sua primeira página que a Venezuela "entrou pela janela" no Mercosul, enquanto o Última Hora enfatizou que "a suspensão do Paraguai permitiu o ingresso" de Caracas ao bloco.
"Nova 'Tríplice Aliança' suspende o Paraguai e inclui a Venezuela", dizia a manchete do jornal paraguaio La Nación. O periódico ainda publicou que as três nações estariam agora "nas mãos" de Hugo Chávez.
Os presidentes do três países, Dilma Rousseff, Cristina Kirchner e José Mujica, respectivamente, decidiram na última cúpula do bloco suspender o país até que sejam realizadas eleições, que estão programas para abril de 2013.
A entrada da Venezuela no Mercosul, que estava sendo impossibilitada pelo Congresso do Paraguaio, por sua vez, foi aprovada pelo grupo.