Ministro das Relações Exteriores do Reino Unido visita o Brasil

Objetivo seria expandir oportunidades de cooperação entre os dois países

Por

Em sua segunda visita ao Brasil, o Ministro das Relações Exteriores, William Hague, chega na próxima segunda-feira (17/02) para uma série de reuniões e eventos em Manaus, Brasília e São Paulo. 

A viagem de três dias começa em Manaus, onde Hague visitará o estádio de futebol Arena Amazônia, que será sede da partida entre Inglaterra e Itália na Copa do Mundo de 2014, no dia 14 de junho.

“Existe uma grande oportunidade para que o Reino Unido e o Brasil continuem cooperando durante a Copa do Mundo e nos preparativos para os Jogos Olímpicos de 2016, aproveitando o legado deixado por Londres 2012. Não é apenas no esporte que nossa relação comercial tem se fortalecido: somos parceiros naturais em áreas como energia e infraestrutura”, acredita o ministro.

Em Brasília, a agenda de Hague inclui reunião estratégica com o Ministro de Relações Exteriores brasileiro Luiz Alberto Figueiredo, para discutir questões como segurança internacional, direitos humanos, governança cibernética e digital, oportunidades comerciais, desenvolvimento econômico e o progresso do acordo de livre comércio UE-Mercosul.

William Hague também discursará em um evento privado com diplomatas brasileiros sobre a  Prevenção da Violência Sexual em Situações de Conflito; tema que está entre suas prioridades.

Sua última parada será em São Paulo, onde vai se encontrar com os bolsistas brasileiros do programa Chevening e alunos do Ciência sem Fronteiras, numa recepção dedicada à comemoração das parcerias entre o Reino Unido e Brasil na educação.

Ainda em São Paulo, participará de uma mesa redonda na Fundação Armando Álvares Penteado, com o Instituto Lula, com o objetivo de expandir a colaboração Brasil-Reino Unido para o desenvolvimento social na África, incluindo debates sobre a agenda de Desenvolvimento pós-2015. 

Ele também estará com o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, no dia 19, para discutir o andamento das atividades do Grupo de Trabalho São Paulo-Reino Unido, incluindo prioridades comuns, como infraestrutura e educação.