Catalunha vai às urnas votar sobre independência
No entanto, a consulta é simbólica e não tem valor legal
Os catalães vão às urnas neste domingo (9) para participar de uma consulta popular simbólica sobre independência que é contestada pelo governo da Espanha. As sessões eleitorais foram abertas às 9h (horário local) e serão fechadas às 20h.
Apenas nas primeiras quatro horas, mais de 1,1 milhão de pessoas já tinham votado, segundo a vice-presidente da Catalunha, Joana Ortega. Como comparação, nas últimas eleições europeias, em maio, nesse mesmo período de tempo, 1,3 milhão de indivíduos tinham participado.
Mais de 4,5 milhões de catalães maiores de 16 anos, dos 7,5 milhões de habitantes da região, estão autorizados a votar. A consulta está sendo organizada por 40 mil voluntários e ocorre em 6.695 sessões de 1.317 colégios eleitorais.
No entanto, a votação não tem valor legal e foi uma alternativa encontrada pela Catalunha após a Corte Constitucional da Espanha proibir a realização do plebiscito que havia sido convocado pelo governo local.
"Não é uma consulta definitiva, mas é muito importante. A região merece um plebiscito definitivo. Se possível, em acordo com o Estado espanhol", disse o presidente catalão, Artur Mas. (ANSA)