Cerca de 278 mil imigrantes ilegais entraram na UE em 2014

Por

Cerca de 278 mil imigrantes atravessaram ilegalmente as fronteiras da União Europeia (UE) em 2014, quase o dobro do número registrado em 2011, 141 mil, ano da Primavera Árabe, quando houve alarme entre as autoridades do bloco. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pela agência da União Europeia para controle de fronteiras (Frontex).   

A maior porta de entrada são os aeroportos internacionais.    Grande parte dos imigrantes ilegais entrou nos países que formam o bloco com permissões temporárias que venceram sem que eles retornassem a seus lares.    

Ainda de acordo com a Frontex, o aumento das imigrações ilegais está relacionado com o aumento de deslocamentos causados pelo conflitos na Síria e no Iraque, na que já foi definida como a pior crise, no que diz respeito a número de refugiados, desde a II Guerra Mundial.    

Entre os imigrantes que entraram no bloco no ano passado, quase 171 mil chegaram pela Itália. A proximidade do sul do país do norte da África faz da região um dos locais preferidos para a travessia de balsas.