Keiko Fujimori lidera corrida presidencial no Peru em 2016
Ela é filha de ex-presidente acusado de crimes contra humanidade Alberto Fujimori
A presidente do partido de direita Força Popular, Keiko Fujimori, está liderando as intenções de voto para as eleições para a Presidência do Peru em junho de 2016, revelou uma pesquisa do instituto Ipsos nesta segunda-feira (14).
A filha do ex-presidente Alberto Fujimori, que está preso por crimes contra a humanidade, tem 33% das intenções de voto contra 16% do economista Pedro Pablo Kuczynski e dos 13% do empresário César Acuña.
Prometendo um "choque de gestão" no país, Fujimori promete investir na infraestrutura nacional para acelerar a economia local. O grande destaque ganhado pela única mulher na disputa tem também a ver com o momento de crise que o governo de Ollanta Humala atravessa.
A esposa de Humala é suspeita de participar de esquemas de corrupção, o que acaba recaindo sobre o mandatário. A popularidade do atual presidente está em apenas 16%, segundo estudo do mesmo Ipsos.
De acordo com o instituto, 1.846 pessoas foram ouvidas na enquete entre os dias 5 e 11 de dezembro. A pesquisa tem margem de erro de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos.