Qatar Airways compra 49% da empresa aérea italiana Meridiana
O acordo já foi assinado, mas será efetivado só em outubro
A companhia aérea italiana Meridiana, cuja base fica na ilha da Sardenha, terá 49% de seu capital comprado pela Qatar Airways, controlada pelo governo do Catar.
Segundo uma nota divulgada nesta quinta-feira (14) pelo grupo árabe, o acordo já foi assinado, mas sua efetivação deve ser concluída apenas em outubro, com o cumprimento de algumas "condições", que não foram especificadas.
"A Qatar Airways continua a expandir suas próprias oportunidades de negócios em todo o mundo, aumentando o número das opções de viagem para os passageiros e melhorando nosso portfólio de investimentos", diz o comunicado.
A Meridiana luta para sair de uma grave crise financeira que já causou dispensas coletivas e demissões voluntárias de mais de mil pessoas. Em 2014, um grupo de funcionários da empresa chegou até a fazer um apelo ao papa Francisco em defesa de seus empregos.
Atualmente, a companhia italiana opera três voos para o Brasil, todos saindo do aeroporto de Malpensa, em Milão: para Fortaleza (CE), Recife (PE) e Natal (RN). A Meridiana já é a segunda empresa aérea da Itália a ser resgatada por capital estrangeiro nos últimos tempos. Recentemente, a Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos, comprou 49% do capital da Alitalia, a maior do país.