Procuradoria belga pede 20 anos de prisão a Salah Abdeslam
Terrorista que planejou ataques na Europa está sendo julgado
A Procuradoria-geral da Bélgica pediu a pena máxima de 20 anos de reclusão para o terrorista Salah Abdeslam, único sobrevivente responsável pelos atentados de Paris de 13 de novembro de 2015, assumidos pelo Estado Islâmico (EI). Abdeslam foi criado na Bélgica, mas é cidadão francês de origem marroquina.
Ele começou nesta segunda-feira (5) a ser julgado em Bruxelas por participação em um tiroteio com policiais em março de 2016, em Forest. Seu envolvimento nos atentados de Paris será julgado futuramente.
Durante a sessão desta segunda-feira, o terrorista se recusou a responder às perguntas da juíza Marie-France Keutgen e anunciou que não cooperará com as autoridades. Abdeslam foi transferido a Bruxelas durante a madrugada, da prisão onde está detido desde 2016, em Paris.O cúmplice de Abdeslam, Sofiane Ayari, também está sendo julgado.
A procuradora-geral belga Kathleen Grosjean pediu uma pena de 20 anos de prisão aos dois terroristas, com a privação de direitos civis e políticos, além de uma "pena de segurança" de dois terços da sentença, em virtude da nova lei antiterrorismo do país. De acordo com Grosjean, Salah Abdeslam agiu com "vontade homicida" e "premeditada" no tiroteio em Forest.