Sexo, esportes e rock'n'roll: curiosidades das eleições no México

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Parecendo sair de uma sátira do rock, de uma revista erótica, ou de uma parada gay, alguns candidatos das próximas eleições gerais no México inovam. E, junto com previsões esotéricas, prepara-se uma festa eleitoral com vinho, "piñatas" e "jingles" de campanha.

- Flertando no Tinder -

De roupa íntima, a atlética Ana Sofía Orellana, de 24 anos, promoveu sua candidatura à deputada estadual em Puebla (centro) pelo aplicativo de encontros Tinder, criticando "a sexualização e a objetificação da mulher".

"A política nunca foi tão atraente", é o slogan de Orellana.

- Vetado de ir ao Mundial -

Como milhares de mexicanos, Juan Antonio Villarroel foi ao Mundial na Rússia para assistir à partida México-Alemanha. Tirou a foto de lembrança da histórica partida, na qual seu país derrotou o campeão do mundo, e a postou na Internet.

Este gesto, em plena época de campanha eleitoral, custou-lhe a candidatura à prefeitura de Atlixco, em Puebla.

"Villarroel não deveria enganar, abandonar e ser omisso em suas responsabilidades que tinha como candidato", determinou seu partido Morena, ao anular sua candidatura.

- O roqueiro -

De braços tatuados, brincos e penteado punk, o cantor de rock Sergio Arau, ex-vocalista do grupo Botellita de Jerez, apresentou uma paródia de candidatura à Presidência do México.

Compôs a canção "Quero ser presidente", junto com sua nova banda Heavy Mex sob o slogan "ferrar você é meu compromisso".

Ao ritmo de guitarras elétricas, canta: "Repartirei o país entre meus sócios, para torná-los número um em seus negócios (...) Estou pensando em me desfazer da minha mulher, para me casar com outra, mais bonita e mais famosa".

- Bruxaria -

O "maior bruxo" do México, como é chamado Antonio Vázquez, prevê a derrota do candidato presidencial Andrés Manuel López Obrador, embora ele lidere as pesquisas.

"Vejo, há seis meses, que (José Antonio) Meade vai ganhar", diz o "bruxo", referindo-se ao candidato da situação, após prever - acertadamente e contra todas as expectativas - que o México venceria a Alemanha por 1-0 no Mundial da Rússia 2018.

Em Tabasco, terra de López Obrador, os especialistas em "santería" vendem velas que enaltecem sua imagem.

"A esperança do México", lê-se em uma das velas, sob uma sorridente foto do candidato.

Os vendedores alegam que não pretendem fazer de López Obrador um santo, mas lhe transmitir energia positiva.

- Falsos 'muxes' -

Autoridades eleitorais cancelaram 15 candidaturas para legisladores locais em Oaxaca (sul) que se fizeram passar por "muxes" (transgênero) para burlar a lei que estabelece paridade de gênero nas candidaturas.

Os "muxes" são indígenas homossexuais travestidos que historicamente fazem parte da cultura de Oaxaca. No dia a dia, usam maquiagem e vestidos tradicionais, são respeitados e reconhecidos como o "terceiro gênero".

- Para a festa -

Em Tabasco, um grupo de amantes do vinho fabricou uma bebida alcoólica à base de flor de jamaica em homenagem a López Obrador.

A bebida, que muitos preferem com gelo, está em elegantes garrafas com diferentes rótulos.

Uma delas tem a foto do candidato em preto e branco, com as cores da bandeira mexicana no peito, e a legenda "AMLO 2018-2024", em alusão à duração do próximo sexênio.

Com vinho, basta uma "piñata", e a festa está pronta. Há modelos de todos os candidatos, e algumas de até 1,40 metro. É só escolher seu favorito, ao som de alguma música "chiclete" de campanha.

A mais popular é "Movimiento Naranja", do partido Movimento Cidadão, um contagiante ritmo "huarache" que se espalha enquanto um menino indígena canta e dança no vídeo.

Outra é "La niña Bien", um "reguetón" que conta como uma jovem rica simpatiza com López Obrador. Na canção, uma voz masculina entoa "o voto é como a sua virgindade, não o dê para quem defende a impunidade".

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