Cartas
Catástrofe O Sistema Nacional de Defesa Civil, como fica cada vez mais evidente na maior tragédia climática do Brasil, ocorrida no estado do Rio de Janeiro, é um fiasco. De que adianta o governo federal isentar a compra de carros e geladeiras do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), se tais objetos vão parar na lama, juntamente com o cadáver dos seus compradores? Governar é, antes de tudo, promover e proteger a vida humana, e não simplesmente o poder de consumo.
Túllio Marco Soares Carvalho, Belo Horizonte Segundo especialistas, quem se dispuser a ler o novo Código Florestal vai ter a terrível surpresa de que o projeto contempla também a regularização fundiária em áreas urbanas.
Contrariando a afirmação do deputado Aldo Rebelo, autor do projeto, de que a nova lei não trata das cidades, apenas o solo para a agricultura e pecuária.
Oportunamente, ainda sob os efeitos da maior catástrofe ambiental do país e suas dores, é hora de uma entidade ou ONG ligada ao meio ambiente exigir que tudo seja explicado.
Abel Pires Rodrigues, Rio José Genoino Perdeu a eleição mas não o emprego. José Genoino, conhecido como o Geraldo da Guerrilha do Araguaia, aceitou o convite do ministro Nelson Jobim para ser o assessor especial do Ministério da Defesa. Não acredito que o ministro Jobim tenha a coragem de colocar em seu ministério um cidadão que, numa sessão solene na Câmara dos Deputados no dia 26/06/2005, foi acusado, pelo coronel Lício Augusto Ribeiro Maciel, de terrorista, torturador, esquartejador, delator e outras coisas mais.
Leônidas Marques, Volta Redonda (RJ) Caças A então ministra Dilma disse que ia suspender o processo de escolha dos caças da FAB, que tinha os franceses na preferência deixada por seu guru. Num país com extrema deficiência em áreas vitais como educação, saúde e investimentos públicos, onde cortes do Orçamento são anunciados, o sensato seria cancelar essa menos importante licitação.
João Pedro Rodrigues, Rio Juros Heroicamente, o Brasil confirmou sua medalha de bronze no ranking dos maiores juros do mundo. Seja qual for uma possível nova decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Brasil continuará a ser um dos campeões mundiais do juro alto. Em ter mos nominais, a taxa básica brasileira (Selic), em 10,75%, só perde hoje para a praticada no Paquistão (14%) e na Venezuela (18,10%). A tristeza deste terceiro lugar poderá ser compensada com a alegria do título de maior tributação do mundo. Uma reluzente medalha de ouro! Benone Augusto de Paiva, São Paulo Metrô Responsável por uma tiragem de 290 mil exemplares diários, o Destak , jornal distribuído gratuitamente, está sendo proibido de circular nas cercanias das estações do metrô. Na manhã de ontem (terça-feira), vigilantes tentavam evitar que ele fosse distribuído na estação Carioca. O Metrô Rio, em vez de cercear a liberdade das pessoas, deveria preocupar-se em melhorar o serviço que presta à população, com vagões lotados e composições que apresentam constantes defeitos.
José Carlos Pereira de Carvalho, Rio Pensões aviltantes Devemos louvar o jornalismo sério e isento que não se esconde diante dos fatos. Que seja sempre assim, quando um parlamentar transige deve ser denunciado seja qual for seu partido. Já passou da hora de a OAB ingressar com ações para cassar as pensões aviltantes concedidas a ex-governadores, o que tanto onera o bolso do contribuinte.
Izabel Avallone, São Paulo.