Três estados na final do concurso Challenge Internacional Sud France etapa Brasil
Raimundo Mesquita Pires do Rio de Janeiro com 85,3 pontos, Marc Dollinger, São Paulo, com 80 pontos e Gustavo Giacchero de Pádua, Minas Gerais, com 71,8 pontos se classificaram para a final da etapa Brasil do Challenge Internacional Sud France que acontece dia 13 de setembro no Rio de Janeiro no restaurante Érico, na Barra da Tijuca. A primeira etapa foi uma prova escrita de nível internacional, similar às provas para que o sommelier obtenha o certificado Master Level Sud de France. O concurso é o resultado de uma parceria entre a ABS-Rio, Agência Regional de Desenvolvimento Econômico da Régião Occitânia, AD’OCC e Sud de France, com apoio da ABS-MG e a colaboração da ABS-SP. Os resultados foram divulgados no dia 8 pela ABS-Rio.
Eram 11 candidatos e a prova aconteceu simultaneamente na ABS de Rio, Minas e São Paulo. Raimundo nasceu no Ceará, tem 42 anos, é sommelier homologado pela ABS e venceu o X Concurso Regional de Sommelier em 2017 e o conquistou Prêmio Brasil de Sommelier 2019 de vinhos brasileiros. Marc Dollinger é franco brasileiro nascido em São Paulo, formado em gastronomia pela Anhembi-Morumbi e em sommellerie pelo Centre de Formation Professionelle et de Promotion Agricole de Beaune, na França. É sommelier na Vinoteca Empório Santa Maria em São Paulo. Gustavo de Pádua é sommelier e gerente operacional do restaurante Alma Chef em Belo Horizonte e já trabalhou nas importadoras Porto a Porto, Vinci e Decanter.
A grande final vai acontecer no dia 13 de Setembro, à tarde, no restaurante Érico na Barra da Tijuca. O restaurante de Gabriella Vieira e Janine Sad tem como diferencial oferecer vinhos da adega Hara, com quem divide o espaço, ao mesmo preço da loja. A cozinha é cosmopolita integrando diversas culturas gastronômicas no cardápio. Nas provas práticas haverá correção de carta de vinhos, degustação às cegas, serviço e harmonização. A prova terá o mesmo nível das provas internacionais e as questões foram especialmente preparadas pela UDSF, a Union de La Sommellerie Française. O vencedor irá representar o Brasil no Challenge Internacional Sud de France que deve acontecer durante a Wine Paris 2020 em fevereiro, segundo os últimos rumores. A coordenação das provas está sendo organizada pelo presidente da ABS Rio Joseph Morgan e pelo diretor de ensino Ricardo Farias. Santé.