O retrospecto do Botafogo na disputa pelo título da Libertadores 2024

Por JB GAMES

.

Após uma vitória emocionante nos pênaltis, o Botafogo se classificou para as integrar o Grupo D, juntamente com Junior Barranquilla, LDU e Universitario. Contrariando às expectativas da imprensa e dos torcedores, o time iniciou a fase de grupos com um desempenho abaixo da média, perdendo suas duas primeiras partidas. Sob pressão, a equipe foi capaz de reagir com três vitórias seguidas e garantir a segunda posição do grupo com uma rodada de antecedência.

Já no mata-mata, o Botafogo eliminou dois tricampeões da Libertadores, Palmeiras e São Paulo, que até então eram cotados ao título. Com exibições sólidas e boas variações táticas, o clube carioca já demonstrou ter o talento necessário para conquistar o título mais importante da América do Sul.

Rivais vitoriosos no continente

Apesar de já ter derrotado equipes de grande tradição no torneio, o Botafogo ainda terá rivais consagrados pela frente. Nas semifinais, o clube irá enfrentar os uruguaios do Club Atlético Peñarol em jogos de ida e volta, com a segunda partida disputada em Montevidéu, no estádio do Peñarol.

O Peñarol é um dos maiores campeões da história da Libertadores, com cinco títulos conquistados. Em jejum desde 1987, ano de sua última conquista, o clube uruguaio tem entre as suas principais armas uma defesa sólida e a experiência de seu técnico, Diego Aguirre.

Caso consiga passar das semifinais, o Botafogo jogará a final do torneio contra o vencedor da chave entre Atlético Mineiro e River Plate, duas equipes que também já venceram a Copa Libertadores. O Atlético Mineiro foi o ganhador em 2013, enquanto o River Plate levantou a taça quatro vezes, em 1986, 1996, 2015 e 2018.

Final na Argentina

Até o momento, a Conmebol ainda não revelou todos os detalhes sobre a aguardada final da Libertadores de 2024, mas entre as informações divulgadas, está definido que a partida acontecerá em 30 de novembro, na cidade de Buenos Aires. Essa será a primeira vez em que a finalíssima será disputada na capital da Argentina desde que a entidade incorporou um formato de jogo único.

A menos de dois meses da decisão, a Conmebol deverá definir em breve qual será o estádio da final. Entre as opções consideradas, estão o estádio Diego Armando Maradona, do Club Estudiantes de La Plata, e o estádio Monumental de Núñez, que é a casa do River Plate.

Com capacidade para mais de 80 mil torcedores, o estádio do River Plate é o mais cotado para sediar a partida, o que poderá ser uma vantagem importante para o clube argentino caso o mesmo se classifique para a final. No entanto, a definição das semifinais só será conhecida no final de outubro.