Israel amplia operações por terra em Gaza e chega a Khan Yunis

Segundo agência da ONU, mais 19 de seus funcionários morreram

Por JB INTERNACIONAL

Palestino usa um extintor para apagar um incêndio após um ataque israelense, em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza

O Exército de Israel anunciou nesta terça-feira (5) que suas tropas expandiram as operações terrestres contra o grupo fundamentalista islâmico Hamas para "todas as partes" da Faixa de Gaza.

Os militares avançaram no território depois que o acordo de cessar-fogo chegou ao fim na última sexta-feira, após uma semana de duração.

"Estamos no centro de Jabalya, em Shuyaia, e agora também em Khan Yunis", revelou o chefe do Comando da frente do sul israelense, general Yaron Finkelman.

Segundo ele, estes são os "dias mais intensos desde o início da operação terrestre em termos de terroristas mortos, tiroteios e uso de poder de fogo terrestre e aéreo".

"Pretendemos continuar a atacar e alcançar os nossos resultados", acrescentou Finkelman.

Hoje, a Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) anunciou que mais 19 de seus trabalhadores foram mortos em ataques na guerra entre o Hamas e Israel, enfatizando que desde o início das hostilidades, em 7 de outubro, 7.130 "colegas" perderam a vida.

Os dados atualizados no último dia 3 de dezembro também revelam que as pessoas deslocadas internamente eram quase 1,9 milhões - o equivalente a mais de 85% da população local - e quase 1,2 milhão delas estavam em 156 instalações de agências espalhadas pelas cinco províncias da Faixa, incluindo a norte e cidade de Gaza.

Enquanto isso, as sirenes de alerta contra foguetes de Gaza soaram recentemente em Tel Aviv e no centro de Israel, fazendo com que diversas pessoas entrassem em abrigos, segundo apuração da ANSA.

De acordo com a imprensa local, cerca de 15 foguetes foram lançados da Faixa de Gaza e alguns foram interceptados. Estilhaços caíram na zona portuária de Tel Aviv e outros perto de uma escola. Já em Holon, um carro foi atingido por fragmentos do míssil interceptado. (com Ansa)