Conselho Europeu pede 'pausa humanitária imediata' em Gaza
Cúpula também segue avaliando uso de bens russos pela Ucrânia
Após o primeiro dia de reunião do Conselho Europeu nesta quinta-feira (21), o presidente da instituição, Charles Michel, anunciou uma "declaração forte e unificada dos líderes da UE sobre o Oriente Médio".
"A UE está pedindo uma pausa humanitária imediata que leve a um cessar-fogo sustentável", escreveu, através do X (antigo Twitter).
Na declaração de conclusão da cúpula, lê-se que "o Conselho Europeu insta o governo israelense a não empreender uma operação terrestre em Rafah": "Uma operação desse tipo pioraria a já catastrófica situação humanitária e não permitiria a entrega urgente de serviços básicos e assistência humanitária".
Já sobre o conflito no leste europeu, o comunicado diz: "o Conselho Europeu examinou os progressos feitos em relação aos próximos passos concretos para direcionar as receitas extraordinárias provenientes dos ativos imobilizados da Rússia em benefício da Ucrânia, incluindo a possibilidade de financiar apoio militar. Insta o Conselho a continuar trabalhando nas recentes propostas".
A reunião continuará nesta sexta-feira (22), em Bruxelas. (com Ansa)