MUNDO

'Netanyahu nos ouviu sobre Rafah', afirma presidente dos EUA

País cobrou "transparência' sobre ataque de Israel em escola

Por JB INTERNACIONAL
[email protected]

Publicado em 07/06/2024 às 09:32

Alterado em 07/06/2024 às 09:32

Israel está sob pressão depois que bombardeou uma escola de uma agência da ONU em Gaza Foto: Ansa

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, garantiu que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ouviu as suas preocupações sobre a operação militar em Rafah, na Faixa de Gaza.

A declaração do mandatário norte-americano à ABC News ocorreu pouco tempo depois de as forças israelenses matarem dezenas em um bombardeio que atingiu uma escola que hospedava pessoas deslocadas em Nuseirat.

"Acho que ele está me ouvindo. Eles queriam entrar em Rafah com força total e invadir toda a área. Eles não fizeram isso, tanto que chegaram a um acordo significativo", disse o democrata.

Ao mesmo tempo, o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, cobrou "total transparência" em relação ao ataque de Israel à escola da agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados Palestinos (UNRWA).

"Pedimos mais informações e por isso não sabemos exatamente o que aconteceu. Israel tem o direito de ir contra o Hamas, mas a forma como o fazem é importante. Estamos tentando obter o máximo de informação possível", acrescentou John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, por sua vez, visitará Israel na próxima segunda-feira (10) em razão das negociações para uma trégua na Faixa de Gaza e a libertação de reféns proposta por Biden.

Enquanto isso, o Exército israelense continua a operar nas regiões central e sul do enclave palestino, segundo um porta-voz militar. A fonte revelou que os militares já mataram dezenas de inimigos em uma operação em Bureji e Deir al-Balah. (com Ansa)

Deixe seu comentário