Trens da França sofrem sabotagem antes de abertura de Olimpíadas

Ataques paralisaram linhas de alta velocidade no país

Por JB INTERNACIONAL com Esportes JB

Estações de trem em Paris estão lotadas

A rede ferroviária da França foi alvo de atos coordenados de sabotagem que interromperam o serviço na maioria das linhas de alta velocidade do país nesta sexta-feira (26), dia do início oficial das Olimpíadas de Paris.

De acordo com a SNCF, operadora nacional de trens na França, três ataques incendiários "deliberados" destruíram sistemas elétricos em cruzamentos estratégicos a norte, sudoeste e leste da capital.

Uma quarta tentativa de ato de vandalismo foi impedida por trabalhadores ferroviários.

"As consequências na rede ferroviária são enormes e graves, e nossos serviços de inteligência estão mobilizados para encontrar e punir os autores desses atos criminosos", disse no X o premiê demissionário da França, Gabriel Attal.

A sabotagem provocou o cancelamento de inúmeras viagens de trem e pode prejudicar a presença do público na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, que, pela primeira vez, será realizada fora de um estádio, às margens do Rio Sena.

Segundo a SNCF, mais de 800 mil passageiros em todo o país foram afetados, mas a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, descartou impactos na festa de inauguração das Olimpíadas.

"Não houve consequências na rede de transportes na região de ×le-de-France [onde fica a capital]", disse.
Ninguém reivindicou os ataques, mas as forças de segurança suspeitam de grupos de extrema esquerda ou ecologistas, de acordo com o jornal Le Parisien.

Há alguns dias, a organização Just Stop Oil (Parem com o Petróleo) havia prometido o "início de uma revolta global" contra a poluição provocada por transportes movidos a combustíveis fósseis. (com Ansa)