Furacão Milton mata ao menos 4 e deixa 3 milhões sem luz

Biden chamou Trump de 'antiamericano' por divulgar fake news

Por JB INTERNACIONAL

Milton pode ser 'o pior ciclone do século'

Ao menos quatro pessoas morreram nas últimas horas na Flórida, Estados Unidos, após a chegada do furacão Milton, apelidado de "o pior ciclone do século", na última quarta-feira (9).

A tempestade também deixou mais de 3 milhões de moradores do estado sem energia elétrica, situação que pode permanecer pelos próximos dias.

O xerife do condado de St. Lucie, Keith Pearson, disse à NBC que as vítimas estavam em Spanish Lakes Country Club, uma comunidade de idosos próxima a Fort Pierce, na costa leste do estado.

O furacão, antes de chegar à Flórida na categoria 3, causou ao menos sete tornados. Apesar de já ter sido rebaixado para a categoria 1, Milton ainda cria ventos com mais de 135 quilômetros por hora.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que desde o início da semana emitiu alertas à população sobre os perigos do fenômeno, o qual definiu como "o pior furacão do século" , criticou a difusão de informações supostamente falsas sobre a tempestade feitas pelo ex-mandatário Donald Trump. "Ele pode levantar hipóteses, mas isso é antiamericano", comentou.

Trump, atual candidato republicano à Casa Branca, acusa o governo de não ter recursos suficientes para as vítimas do furacão por destinar a verba para imigrantes.

Taylor Swift doa 5 milhões de dólares a vítimas

A cantora americana Taylor Swift doou US$ 5 milhões (R$ 28 milhões) para ajudar no socorro das vítimas dos furacões Helene e Milton, que se abateram no sudeste dos Estados Unidos nos últimos 15 dias.

A informação foi confirmada pela ONG Feeding America, cuja CEO, Claire Babineaux-Fontenot, utilizou sua página no Instagram para agradecer à estrela pop.

"Sua doação irá ajudar as comunidades a se reconstruir e se recuperar, fornecendo alimentos essenciais, água potável e suprimentos às pessoas afetadas por estas tempestades devastadoras", escreveu Babineaux-Fontenot.

Diversas pessoas morreram nas últimas horas na Flórida após a chegada do furacão Milton, apelidado de "o pior ciclone do século". A tempestade também deixou mais de 3 milhões de moradores do estado sem energia elétrica, situação que pode permanecer pelos próximos dias.

Já o ciclone Helene, que matou mais de 200 pessoas em seis estados americanos há cerca de 15 dias, é tido como o segundo pior a atingir os Estados Unidos nos últimos 50 anos. (com Ansa)