Audiências gerais do Papa terão tradução em chinês

Medida chega um mês após renovação de acordo com Pequim

Por JB INTERNACIONAL

Papa com bandeira da China ao fundo durante audiência geral em 2019

O papa Francisco anunciou nesta quarta-feira (27) que, a partir da próxima semana, as catequeses pronunciadas durante a audiência geral também serão lidas em chinês.

Atualmente, as mensagens são pronunciadas em italiano, francês, inglês, alemão, espanhol, português, árabe e servo-croata.

A audiência geral acontece sempre às quartas-feiras, geralmente na Praça São Pedro, e leva esse nome porque não é reservada a nenhum grupo específico.

"Na semana que vem, com o Advento [período de quatro semanas que antecede o Natal], começará a tradução em chinês aqui na audiência", declarou o Papa ao fim da celebração desta quarta.

Há cerca de um mês, o Vaticano anunciou a renovação do acordo provisório para nomeação de bispos com a China por mais quatro anos.

O pacto está em vigor desde 2018, e seus termos exatos permanecem em sigilo, mas sabe-se que ele permitiu à Santa Sé recuperar um papel ativo na indicação de bispos chineses, que até então eram escolhidos à revelia do Papa.

Os dois países romperam relações diplomáticas em 1951, quando a Santa Sé reconheceu a independência de Taiwan, que ainda é visto por Pequim como uma "província rebelde".

Durante décadas, católicos chineses viveram divididos entre uma conferência de bispos escolhida pelo Partido Comunista e um braço da Igreja Apostólica Romana que atuava na clandestinidade.

O acordo de 2018 já levou à nomeação de diversos bispos em comum acordo entre Pequim e o Vaticano, mas é alvo de críticas por não dar à Igreja a mesma autonomia que ela possui em outros países. (com Ansa)