MUNDO
Vaticano relata 'tarde difícil' após crises respiratórias de Papa
Por JB INTERNACIONAL
redacao@jb.com.br
Publicado em 04/03/2025 às 08:36
Alterado em 04/03/2025 às 08:36

O papa Francisco sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda nessa segunda-feira (3), provocados, segundo boletim médico, "por acúmulo significativo de muco endobrônquico, com consequente broncoespasmo".
Segundo consta no comunicado oficial, o pontífice passou por mais duas broncoscopias, com “necessidade de aspiração abundante das secreções”.
Além disso, os médicos retomaram a ventilação mecânica não invasiva.
“O Santo Padre sempre se manteve vigilante, orientado e colaborativo. O prognóstico permanece reservado”, informou o Hospital Policlínico Agostino Gemelli em nota.
Já fontes do Vaticano definiram a tarde de hoje como "um pouco difícil”, enquanto para o líder da Igreja Católica foi um “sofrimento para alguém com falta de ar”.
“Os resultados do exame de sangue [de Francisco] permanecem invariáveis: não houve aumento nos leucócitos, dos glóbulos brancos. Portanto, não se trata uma infecção que está evoluindo, é apenas consequência da infecção em curso”, informou o Vaticano.
Jorge Bergoglio, de 88 anos, está internado há 17 dias em Roma após ser diagnosticado com pneumonia bilateral. (com Ansa)