'The Guardian': surgem mais receios sobre violência no Rio com proximidade das Olimpíadas 

Por

Matéria publicada nesta segunda-feira (11) no The Guardian, conta que a cidade do Rio de Janeiro, que sediará em menos de um mês os jogos olímpicos mundiais, encontra-se em uma situação de extrema violência. Até o arcebispo da cidade, Dom Orani Tempesta, que já havia sido assaltado duas vezes, sofreu seu terceiro episódio caótico no último mês, quando precisou ficar deitado no chão enquanto aguardava terminar um terrível tiroteio.

A reportagem do Guardian fala que infelizmente, estes episódios de terror e pânico são frequentes na cidade que em breve receberão mais de 500 milhões de turistas estrangeiros, além de atletas e comissões técnicas. Com o Estado falido, o governador interino decretou estado de calamidade pública, e conseguiu verba para pagar os salários atrasados dos policiais. Além desta medida, as forças armadas já foram acionadas e estão acontecendo treinamentos para casos de tentativa de terrorismo na cidade.

> > > ‘The city should not be this way’: fears over violence in Rio with Olympics near

O jornal inglês cita que a Abin (Agência nacional de Inteligência) nega possibilidade de um ataque do Estado islâmico ao Cristo Redentor, grande monumento de visibilidade mundia, onde estima-se a passagem de milhares de turistas durante as olimpíadas, conforme citado pela mídia na última semana. 

O The Guardian acrescenta que o presidente interino do país, Michel Temer, assegura que o Brasil está pronto para receber a Olimpíada Rio 2016.