Trecho olímpico do metrô do Rio ganha nova estação e novos testes

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Um dos compromissos assumidos pelo Brasil com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos de 2016, a Linha 4 do metrô terá mais uma estação inaugurada, a Antero de Quental, no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro.O trecho olímpico da Linha 4, que passa pelas estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado/Rocinha e Jardim Oceânico, também passará por um teste chamado "marcha em branco", onde os pilotos e os demais funcionários das estações e centros de controle  farão toda a operação dos veículos sem passageiros, com paradas em todas as plataformas para embarque e desembarque, abertura e fechamento das portas e avisos sonoros.

De acordo com a Secretaria de Estado de Transporte, os testes na Linha 4 do metrô já ocorrem, por fases, desde janeiro, nas subestações de energia, equipamentos de controle, energização das vias, sistema de ventilação, escadas rolantes, elevadores e iluminação. Os testes com trens em trilhos energizados são feitos em toda a extensão da linha, de Ipanema à Barra da Tijuca.

O governo garantiu que a linha começa a operar no dia 1º de agosto para atender à demanda dos Jogos Olímpicos, que terão início no dia 5.  A partir desta data, somente os portadores de credenciais e ingressos para os jogos poderão usar o metrô no trecho olímpico.

Segundo a secretaria, a partir de 19 de setembro, a linha será aberta ao público, das 11h às 15h. O período será ampliado até o final do ano, conforme a operadora for diminuindo o intervalo entre os trens e puder absorver a toda a demanda. No fim de fevereiro, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, demonstrou preocupação com o atraso das obras e disse que estudava plano de contingência para o período das competições em agosto. A alternativa seria a utilização do BRT (do inglês bus rapid transit, transporte rápido por ônibus), que seguiria com corredores exclusivos até a zona sul.O governo estadual devia R$ 350 milhões à concessionária responsável pelas obras, e o temor era que a obra parasse pela falta de pagamento. O débito foi quitado na semana passada, garantindo a continuação das obras.A estimativa do governo é que cerca de 300 mil pessoas passem diariamente pelas cinco estações da Linha 4: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico. O novo trajeto do metrô deve tirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico.