Contra 'Pomarola', Itália trará aos Jogos só produtos locais
Sede azzurra nas Olimpíadas terá cardápio 100% italiano
A Casa Italia, sede da delegação azzurra durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, terá um cardápio exclusivamente italiano para combater o fenômeno do "falso made in Italy".
A iniciativa é fruto de um acordo do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni) com a Confederação Nacional dos Cultivadores Diretos (Coldiretti), que aponta como "cópias" o parmesão, o molho de tomate Pomarola e o salame brasileiros.
"Nas prateleiras dos supermercados e nos restaurantes do Brasil, é possível comprar produtos que remetem de modo despudorado às comidas mais típicas da Itália, sem ter nenhuma característica de qualidade, segurança e ligações com o território nacional [italiano]", denuncia a Coldiretti.
Sendo assim, a Casa Italia oferecerá um cardápio formado por produtos com denominação de origem controlada - como o queijo Grana Padano - para os atletas azzurri e os convidados do Coni. Situada no Costa Brava Clube, a sede da Itália nos Jogos Olímpicos será inaugurada em 3 de agosto e ficará aberta durante todo o evento.