INFORME JB
Uma criança, um fuzil e um presidente
Por MARCIO.G, [email protected]
[email protected]
Publicado em 02/10/2021 às 12:04
Alterado em 03/10/2021 às 21:30
A foto que causou indignação nas redes sociais, até internacionais, é a que está acima, nesta página: o presidente da República Federativa do Brasil tem nos ombros uma criança inocente. Esta, por sua vez, com indumentária remontando à de um militar, empunha uma réplica de fuzil.
Bolsonaro não conhece o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Mas este, infeliz ou felizmente, parece não ser o problema maior de um governo que naufraga em tempestades de poeira.
***
Michele na Caixa
Nessa sexta (30), a revista on-line ‘Crusoé’ publicou uma reportagem que caiu como nitroglicerina nos meios políticos de apoio ao presidente da República. A primeira-dama Michele foi apanhada com a boca na botija da Caixa, interferindo na concessão de empréstimos a juros baixos para a patota que gravita em seu entorno palaciano.
Coisa muito feia para quem embalou campanha política alicerçado em ‘fakes news’ que versavam sobre uma suposta atuação da ex-primeira-dama Marisa Letícia como afortunada vendedora da Avon – a dos cosméticos populares.
Pois o Ministério Público Federal, no fim da tarde a mesma sexta anunciou que vai investigar a primeira-dama de canelas grossas. A pedido do deputado Marcelo Freixo, que entrou com petição assinada em companhia de PCdoB, Psol, PT, PDT e Rede. Trecho do documento: “Enquanto muitos pequenos e médios empresários não conseguiram auxílio para se manter na pandemia, Michelle Bolsonaro interferiu na Caixa Econômica para que empresários bolsonaristas fossem favorecidos com empréstimos do governo”.
***
Protestos
Oposição marcou para este sábado protestos contra o presidente. Fala-se que 21 partidos e seus afiliados confirmaram presença.
A ver.
***
Agora vai
O general (três estrelas) Eduardo Pazuello foi nomeado nessa sexta- feira (1º), por ato do chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, assessor especial da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República.
Na terça-feira (28), foi extinto o cargo em que o ex-ministro da Saúde estava desde abril: secretário especial de Estudos Estratégicos, também vinculado à SAE.
E o salário, ó! R$ 47 mil.
Espera-se que a “estratégia” não envolva logística.
***
A que ponto...
Um deputado estadual de Roraima foi preso por ter mandado sequestrar um jornalista da TV Record local.
***
Ecoou
Na internet, nessa sexta, só deu a vaia monumental com a qual moradores de Maringá, no PR, receberam no mesmo dia o presidente Bolsonaro e seu líder de governo, o “local” Ricardo Barros.
Afora a repentina ventania que derrubou um palanque.
Ventos de 95 km/h derrubam palanque que receberia Bolsonaro no PR https://t.co/JjhQhBplK3
— Yahoo Brasil (@YahooBr) October 1, 2021
***
Campanha
Lula já está em campanha.
Nessa sexta (1º), ele foi a Diadema (SP), como ele mesmo diz, visitar “o chão de fábrica”.
Foi recebido por 500 trabalhadores. Todos de máscara.
Visita aos metalúrgicos da Delga, em Diadema. Mais de 500 trabalhadores, numa fábrica que trabalha com quase 100% de conteúdo nacional. Referência. Nos nossos governos, a indústria representava 30% do PIB. Hoje apenas 11%. Mas nós vamos recuperar esse país!
— Lula (@LulaOficial) October 1, 2021
@ricardostuckert pic.twitter.com/GzMIeMA7Ab
***
Urnas eletrônicas
O TSE, leia-se Luís Roberto Barroso, ficou com um pé-atrás com a noticia recente de que a Polícia Federal sugere que a Abin, agora, fique encarregada da segurança das urnas.
Teria gato nessa tuba, pois a Abin é dirigida pelo delegado da PF Alexandre Ramagem, dileto amigo dos bolsonaros filhos.
A ver.
***
Vacina
Niterói aderiu à obrigatoriedade da carteirinha de vacinação.
Será necessário apresenta-la para entrar em diversos estabelecimentos.
***
Não custa lembrar que:
A Fiocruz recomenda a adesão da carteirinha de vacinação como ingresso por todos os estados da Federação.
***
Carnaval carioca
Mangueira, Portela, Beija-Flor e Tuiutí estão brigando pelo título de melhor samba-enredo de 2022.
Cada um mais bonito que o outro.
***
Trio calafrio
João Doria, Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta jantaram juntos para discutir a tal da terceira via para 2022.
Um querendo comer o outro.
No melhor dos sentidos.
***
Futebol
Já tem diretor do Flamengo dizendo na Gávea que contratar David Luiz foi um péssimo negócio.
O rapaz estaria “bichado”.
A conferir.
***
'Conselho'
A Defensoria Pública da União protocolou ação civil pública na 22ª Vara Cível Federal de São Paulo contra o Conselho Federal de Medicina. Na petição, pede indenização de R$ 60 milhões pela atuação do órgão na crise sanitária provocada pela Covid-19.
***
Estrela
“Betty Faria - 80 anos” é o nome da exposição que será aberta no CCBB do Rio dia 12. Com 11 filmes, fotos, documentos e bate-papo ao vivo com a estrela. A curadoria é de Leandro Pardí, ex-coordenador da Cinemateca Brasileira.
LANCE-LIVRE
*** A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa lançou nessa sexta-feira (1º) o projeto “Além do Horizonte”, de aulas de dança gratuitas no Imperator;
*** Botijões de gás infláveis de cerca de 5 metros de altura com a frase “Tá caro? A culpa é do Bolsonaro!” marcaram a participação da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Sindicatos dos Petroleiros (Sindipetros) afiliados nas manifestações da manhã deste sábado (2) pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro;
O pixuleco da ultraguedez???? pic.twitter.com/lKTUzb7Au7
— Maria Cristina Fernandes (@mcfernandes) October 2, 2021
*** Prefeitura de Búzios (RJ) realiza Concurso de Redação para alunos do 4º e 5º anos da Rede Municipal;
*** A fachada do prédio do Detran, na Avenida Presidente Vargas, foi iluminada de rosa na noite desta sexta-feira (1º) em apoio ao Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama - o mais incidente na população feminina;
*** O Ministério da Economia e o Grupo Banco Mundial lançam na segunda-feira (4), às 11h, a ferramenta Brasil Aberto (Open Brazil), em webinário que será realizado pelo Zoom do Banco Mundial, com transmissão simultânea para o canal do Ministério da Economia no Youtube;
*** BarraShopping fará oficinas criativas, de 9 a 12 de outubro, para comemorar o Dia das Crianças. Tudo gratuito.