INFORME JB
Líder comunitário do Complexo do Alemão rebate Bolsonaro: 'Favelado não é traficante'
Por MARCIO GOMES, [email protected]
[email protected]
Publicado em 17/10/2022 às 06:00
Alterado em 17/10/2022 às 11:52
Durante o debate político na TV, na noite desse domingo (16), o presidente da República, Jair Bolsonaro, disse que Lula foi ao "Complexo do Salgueiro" (confundiu os nomes, Lula foi ao Complexo do Alemão), e que não havia "nenhum policial ao seu lado, só traficantes".
Ocorre que Lula foi visitar o local a convite de lideranças comunitárias, entre elas o próprio Renê Silva e a família da vereadora Marielle Franco, morta pela milícia - crime que ganhou repercussão mundial a partir do Rio de Janeiro.
Tendo como exemplo mais recente a frase "pintou um clima" com as meninas venezuelanas "bonitas" em Brasília, Bolsonaro é generoso em dar tiro no próprio pé, o que não comove sua horda de seguidores, e com esta declaração não foi diferente. Não é preciso ter muito conhecimento antropológico para se chegar à conclusão de que 98% dos moradores de comunidades mais pobres (sem excluir os bairros mais ricos) são pessoas de bem que trabalham e dão um duro danado para se alimentar todos os dias. O presidente, que vive em suas bolha cercado por pastores com aviões particulares e relógios Rolex comprados com dinheiro dos dízimos dos fiéis mais pobres, além de rodeado por esticadas socialites do terceiro time do Agronegócio, finge que não sabe.
Lula rebateu o presidente enfaticamente dizendo que foi recebido por "gente de bem" no Complexo do Alemão, e que Bolsonaro se engana ao achar que os bandidos estão apenas em locais pobres; Lula aproveitou a oportunidade e lembrou ao presidente o caso do miliciano vizinho de Bolsonaro no condomínio Vivendas da Barra (RJ), que foi preso acusado de matar a vereadora Marielle, e que também mantinha guardadas em casa centenas de peças para montar armas - fuzis em sua maioria - que seriam comercializadas no submundo do crime - disseram à época os investigadores.
Renê Silva escreveu no Twitter, ainda na noite desse domingo, que "Bolsonaro não gosta de pobre, favelado não é bandido", no que foi seguido por milhares de pessoas, entre elas, muitos famosos e até o prefeito Eduardo Paes.
Veja a repercussão:
Para esse Bolsonaro, todo pobre e favelado é traficante e bandido. Que preconceito assustador! Não é à toa que não tem programa para as favelas! Respeita o povo do Complexo do Alemão Bolsonaro!
— Eduardo Paes (@eduardopaes) October 16, 2022
Compartilhem!!!
— Rene Silva ???????? CPX (@eurenesilva) October 17, 2022
SALVEM ESSE VÍDEO, JOGUEM NOS GRUPOS!
BOLSONARO NAO GOSTA DE POBRE! FAVELADO NAO É BANDIDO pic.twitter.com/NxkIaqEISd
FAVELADO NÃO É BANDIDO
— felipe b?fr?n — CRIA DO CPX (@eufelipebf) October 17, 2022
FAVELADO NÃO É BANDIDO
FAVELADO NÃO É BANDIDO
FAVELADO NÃO É BANDIDO
FAVELADO NÃO É BANDIDO
FAVELADO NÃO É BANDIDO
FAVELADO NÃO É BANDIDO
FAVELADO NÃO É BANDIDO
FAVELADO NÃO É BANDIDO
FAVELADO NÃO É BANDIDO
FAVELADO NÃO É BANDIDO
Miriam Leitão e Natuza Nery comentaram na #CentraldasEleições sobre a fala do Bolsonaro no debate dizendo que Lula estava cercado de traficantes na caminhada do Cpx do Alemão pic.twitter.com/vqPI5y81xv
— Rene Silva ???????? CPX (@eurenesilva) October 17, 2022
É grave o Bolsonaro dizer q Lula estava cercado de bandidos no CPX do Alemão.
— Antonia Pellegrino (@apellegrino) October 17, 2022
Lula fez o ato ao lado de @eurenesilva e @camilamoradia, duas lideranças negras e populares.
Minha solidariedade a Rene e Camila e todos os moradores de favela do BR.
Bolsonaro odeia pobre.
Lula sendo recebido por traficantes no Cpx do Alemão, Bolsonaro? pic.twitter.com/d7U79f5B3X
— Rene Silva ???????? CPX (@eurenesilva) October 17, 2022
Favelado, reflita!!! Esse homem não gosta da gente! O recado foi dado na TV aberta. ????
— Rene Silva ???????? CPX (@eurenesilva) October 17, 2022
sim, o @eurenesilva é um chefão da comunidade sim
— PAULO VIEIRA (@PauloVieiraReal) October 17, 2022
respeita o povo do complexo do alemão, seu canalha
— gustavo do CPX (@gustavobarli) October 17, 2022
FAVELADO NÃO É BANDIDO
Alô @eurenesilva!!! Que ORGULHO do seu trabalho! Que todo o CPX, o Rio e o Brasil saibam que o seu trabalho nas favelas, o seu respeito pelos moradores das comunidades é maior que a carreira politica do Bolsonaro.
— Laís Gomes (@eulaisgomes) October 16, 2022
@camilamoradiac, minha mãe, @eurenesilva e todos do COMPLEXO DO ALEMÃO não são bandidos Bolsonaro! Respeite o povo da favela. Bandido é você e toda sua corja! pic.twitter.com/lZ1y9qoNQ9
— GIRL FROM CPX (@Beta_Meireles) October 17, 2022
Ele não consegue nem disfarçar o preconceito. https://t.co/isfn3u4Vin
— Leandra Leal (@leandraleal) October 16, 2022
Você não está sozinho, Rene.
— Flávia Oliveira (@flaviaol) October 17, 2022
Sou favelado e não sou traficante e hoje, graças ao Presidente Lula, sou Professor, Historiador, Pesquisador e em breve Mestre em Planejamento Urbano pela maior universidade federal do país, a UFRJ. O primeiro da minha família a chegar tão longe, por isso no dia 30 eu voto 13!
— Derê (@deregomesrio) October 16, 2022
Logo o miliciano morador do Vivendas da Barra Pesada insinua que todo morador de comunidade no Rio de Janeiro é traficante. Os dias de fanfarrão dele estão perto do fim!
— Dep. Alencar Santana (@AlencarBraga13) October 17, 2022