Infraero prevê efeito dominó nos aeroportos
Portal Terra
BRASÍLIA - O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, acredita que em pouco tempo haverá um efeito dominó nos aeroportos do País, caso seja mantida a decisão judicial que restringe a operação no aeroporto de Congonhas.
- O efeito dominó seria questão de tempo. Logo os aeroportos de Brasília, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e os demais na seqüência serão prejudicados - comenta Pereira.
A análise deve-se ao fato de que quase todos os vôos que partem do Sul e Sudeste para o Nordeste ou para o Rio de Janeiro têm alguma ligação com Congonhas.
Um novo caos nos outros terminais aéreos brasileiros também é dado como certo pela presidente substituta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu.
Segundo Denise, o movimento durante esse Carnaval será menor do que nos outros anos, mas mesmo assim será superior ao registrado durante o Natal e o Ano Novo.
- A solução que será encontrada não poderá atender a todas as pessoas - disse.
Nesta segunda-feira, a Anac havia fechado o plano de emergência para o Carnaval, que previa aeronaves reservas, monitoramento na central de venda de passagens, entre outras ações acertadas com as empresas para evitar o caos nos aeroportos. Contudo, o plano foi para a geladeira e espera, agora, o novo round com o Poder Judiciário. Se a decisão do juiz Ronald Carvalho Filho, da 22ª Vara Cível Federal de São Paulo, for mantida, será necessário um plano muito mais audacioso, que pode inclusive incorporar trechos de viagens por terra para levar os turistas ao destino.
Denise diz que o melhor a fazer agora, no caso de quem tem passagem comprada para o período do Carnaval, é "esperar".
- É preciso aguardar por mais um ou dois dias. Temos convicção de que a decisão será revertida - avalia.