Anac abre consulta pública sobre interdição em Congonhas

Por

Agência Brasil

SÃO PAULO - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu consulta pública na última terça-feira para definir o melhor período de interdição da pista principal do Aeroporto Internacional de Congonhas, na zona sul da capital paulista. As sugestões serão aceitas até o dia 14 de março próximo. No dia 19 de março, será realizada audiência pública sobre o tema, em local e horário a serem ainda divulgados pela Anac.

À partir do dia 27 de fevereiro, e por um período de 75 dias, a pista auxiliar de Congonhas ficará interditada para execução de serviços de grooving (ranhuras transversais ao pavimento que ajudam no escoamento da água e na frenagem das aeronaves) e fresagem (remoção de camada asfáltica); execução de acostamentos; tratamento das trincas; recapeamento; construção de pistas de ligação; relocação de luminárias do balizamento noturno e sinalização horizontal.

Com o início das obras de recuperação da pista auxiliar, o aeroporto de Congonhas será aberto às 5h30 da manhã e permanecerá em operação até meia à noite e meia.

No período do Carnaval, o aeroporto manterá o funcionamento das 6 horas a 1 hora da madrugada, horário em vigor desde o início do mês.

Normalmente o terminal fecha às 23 horas, mas com as crises recentes de atrasos de pousos e decolagens de aeronaves, o tempo de funcionamento passou a oscilar. De acordo com a Infraero, a recuperação da pista principal será feita quando for liberada a pista auxiliar e for definido o período que poderá ser interditada.