Miguel Jorge aceita Ministério do Desenvolvimento

Por

REUTERS

BRASÍLIA - O executivo Miguel Jorge, do grupo Santander Banespa, aceitou convite feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, substituindo o empresário Luiz Fernando Furlan.

- Ele provavelmente deixa o banco na próxima terça-feira - disse uma fonte do Santander nesta quinta-feira. A posse no ministério deve ocorrer na semana que vem. Jorge, de 61 anos, já comunicou sua saída ao presidente da instituição, Gabriel Jaramillo. Sua despedida das reuniões de diretoria do Santander será na próxima segunda-feira.

O convite a Miguel Jorge foi feito pessoalmente por Lula na tarde de quarta-feira no Palácio do Planalto, em conversa descontraída em que ambos relembraram o período na indústria automobilística.

Jorge, que é vice-presidente executivo de RH, Assuntos Corporativos e Jurídicos do Santander Banespa há seis anos, ainda não fez um anúncio oficial de sua saída da instituição. Lula quer que o novo ministro dê um foco maior às questões ligadas à política de desenvolvimento, incluindo avanços tecnológicos e política industrial, disseram fontes do governo.

Segundo esses interlocutores, o presidente considera que Furlan fez um 'excelente trabalho' na área de comércio exterior, mas avalia que o desenvolvimento deve ser o foco central deste segundo mandato.

O presidente quer que o ministério trabalhe em sintonia com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e desenvolva propostas de desoneração de investimentos.