Preso falso médico que atuava em três Estados

Por

Portal Terra

JOÃO PESSOA - Um homem suspeito de exercer ilegalmente a medicina nos Estados de Alagoas Paraíba e Pernambuco foi preso nesta quinta-feira pela polícia. José Fernandes dos Santos, 50 anos, foi detido na cidade alagoana de Arapiraca e transferido para o município paraibano de Areia, onde o suspeito havia trabalhado uma semana como médico numa unidade do Programa Saúde da Família (PSF) e havia um mandado de prisão preventiva.

As equipes da Polícia Civil de Alagoas e da Paraíba, que efetuaram a prisão, descobriram que o suspeito já praticava a medicina na cidade de Taquarana, próximo a Arapiraca. Durante depoimento, ele confessou que exerceu a função de clínico-geral também nos municípios de Sairé, Tracunhaém e Palmeirinha, em Pernambuco.

A delegada de Areia, Herta França Costa, relatou que com o falso médico foram encontrados um receituário e um carimbo com o registro do Conselho Regional de Medicina adulterado. Santos afirmou à polícia que começou a cursar medicina numa faculdade no Recife, onde nasceu e concluiu o curso em Roma, na Itália. Porém, uma consulta feita pela Polícia Civil à Polícia Federal apontou que a informação não procede, pois ninguém com o nome do acusado havia deixado o País para realizar qualquer curso em território italiano.

O cerco a Santos começou em Areia quando ele atuava como clínico geral num posto do Programa Saúde da Família com o nome de José Jorge Alves Marinho, médico pernambucano que teve o registro do CRM clonado pelo falso médico. Ele pediu emprestado um veículo Corsa pertecente a um comerciante da cidade. A polícia foi acionada e durante as investigações descobriu que o acusado exercia ilegalmente a profissão. Um mandado de prisão foi expedido pelo juiz Edailton Medeiros.

Após ser preso, José Fernandes dos Santos foi autuado pelos crimes de exercício ilegal da medicina e apropriação indébita.