Kassab lança vistoria de poluentes de carros em SP

Por

Portal Terra

SÃO PAULO - O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, lançou nesta quinta-feira, no Centro Integrado de Transportes no Pari, região central da cidade, a fiscalização de poluentes emitidos pelos veículos que circulam na capital paulista.

Segundo a prefeitura de São Paulo, na primeira fase, apenas os ônibus fretados passarão pela vistoria que mede a emissão de gases poluentes. Até o fim do ano, toda a frota da capital deverá ser vistoriada.

A prefeitura pretende vistoriar os 5 milhões e 600 mil veículos da cidade para tentar reduzir em até 30% a emissão de gases poluentes e diminuir em 10% o número de acidentes provocados por falhas mecânicas.

- Isso será importante para o meio ambiente, para a saúde e para a economia dos ônibus porque os veículos regulados gastam menos diesel - afirmou o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge.

Os itens de segurança não serão inspecionados, o motorista vai precisar de um certificado para licenciar o veículo. A prefeitura calcula que a inspeção custará de R$ 40 a R$ 50 por carro, mas o valor não será pago pelo motorista.

- Não existe em hipótese nenhuma de transferência deste ônus para os proprietários. A cidade de São Paulo já tem uma carga tributária elevada. Portanto, o que está sendo definido e ainda não está concluído é como vai ser feita a fiscalização sem custo para o proprietário do veículo - disse o prefeito Gilberto Kassab.