Presidente do PSDB quer explicação "clara e convincente" de Calheiros

Por

Agência Brasil

BRASÍLIA - O presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), espera que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), dê uma explicação clara, convincente e transparente sobre as denúncias de recebimento ilegal de dinheiro, divulgadas nos últimos dias pela imprensa. Na avaliação de Jereissati, as denúncias são graves, mas qualquer julgamento só poderá ser feito depois do pronunciamento de Renan Calheiros, marcado para às 15h30 de hoje (28), segundo a assessoria do presidente do Senado.

Sobre as denúncias contra o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL), Jereissati disse que ele tem a confiança do partido. Queremos ver tudo apurado, assim como o próprio governador quer ver tudo apurado , afirmou Jereissati, em entrevista durante seminário do PSDB, em Brasília. Segundo ele, a cúpula do partido ainda não se reuniu para discutir as denúncias. Todos os acontecimento são graves, mas não quero fazer nenhum julgamento sem ouvir a explicação de todos.

Renan Calheiros foi acusado, em reportagem da revista Veja, de ter contas particulares e de campanhas eleitorais pagas por Cláudio Gontijo, da construtora Mendes Júnior. Gontijo teria pago, até março do ano passado, o aluguel de um apartamento em Brasília para Renan, no valor de R$ 4,5 mil, assim como R$ 12 mil mensais de pensão a uma filha do senador. Em nota oficial, divulgada sexta-feira passada (24), o presidente do Senado negou as acusações.

Já o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, está sendo investigado pela Polícia Federal por suposto envolvimento no esquema desmontado pela Operação Navalha. Em resposta, na semana passada, o governador determinou que a Controladoria-Geral do Estado faça uma auditoria em todos os processos que envolvam a construtora Gautama, na qual o dono e funcionários são acusados de desviar recursos de obras públicas em vários estados.

De acordo com as investigações da polícia, estão envolvidos no esquema o secretário de Infra-Estrutura de Alagoas, Adeilson Teixeira Bezerra, o subsecretário de Infra-Estrutura, Denisson de Luna Tonório, o diretor de obras da Secretaria de Infra-Estrutura, José Vieira Crispim, o representante do governo de alagoas em Brasília, Eneas de Alencastro Neto e o diretor do Detran de Alagoas, Márcio Fidelson Menezes.