Tremor de terra atinge hidrelétrica de Tucuruí
Portal Terra
BELÉM - Um tremor de terra atingiu a hidrelétrica de Tucuruí e foi sentido por moradores dos arredores da usina, na noite de quarta-feira, no município de Tucuruí, Sudeste paraense, a 427 quilômetros de Belém. Ninguém saiu ferido nem a hidrelétrica registrou prejuízos, mas os moradores da região ficaram assustados.
O tremor aconteceu por volta das 22h40 e durou cerca de 10 segundos. Apesar de ficar distante 10 quilômetros, o abalo ocorrido na hidrelétrica foi sentido por moradores do centro da cidade e arredores. - Quando ouvi, pensei que fosse um trovão e cheguei até a ir para a rua, mas depois soube que outras pessoas também tinham sentido o mesmo e soubemos que foi um terremoto - contou o policial militar José Vieira, que sentiu o abalo de dentro da delegacia de polícia local.
De acordo com a direção da companhia Eletronorte, que administra a hidrelétrica de Tucuruí, o tremor não chegou a ser medido porque os dois sismógrafos que existem na cidade estão em manutenção.
Técnicos da empresa e também da Universidade de Brasília (UNB) farão um estudo detalhado sobre o caso. A Eletronorte informou ainda que o abalo pode ter sido inferior a 4 pontos na escala de medição, pois, segundo informações iniciais de técnicos da UNB, o sismógrafo da universidade, que capta abalos em todo o país a partir dessa pontuação, não registrou o tremor ocorrido nesta quarta à noite.