Lula defende liberdade de expressão em lançamento de canal de notícias
Agência Brasil
SÃO PAULO - A imprensa brasileira desfruta atualmente das conquistas asseguradas pelos que lutaram pela democratização do país, afirmou nesta quinta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A declaração foi feita em São Paulo, na cerimônia de inauguração do canal de televisão Record News. O presidente ressaltou que a mídia no Brasil conta com segurança institucional para informar.
- Graças aos esforços de tantos que lutaram pela democracia no país, a imprensa hoje tem plena liberdade para exercer sua missão - destacou. - A Constituição e as leis garantem a livre atuação dos meios de comunicação.
Segundo Lula, o governo também está engajado com a defesa da liberdade de expressão.
- Às garantias institucionais se soma o firme compromisso do governo de não permitir qualquer tipo de cerceamento à imprensa em nosso país - declarou.
Lula afirmou ainda que a imprensa está se ajustando a uma nova postura do público.
- Os cidadãos estão cada vez mais exigentes e críticos. O público não mais absorve passivamente as informações e opiniões divulgadas pelos meios. Exerce seu direito de questionar o que chega às telas de seus televisores e exige ver suas demandas e seus anseios representados - avaliou ele no discurso de inauguração do canal.
Para o presidente, a inauguração do primeiro canal com 24 horas diárias de jornalismo na televisão aberta representa um grande momento para a história do país, ao ampliar o acesso à informação um dos mais sagrados direitos democráticos , na avaliação dele.
- Pela primeira vez no Brasil, uma empresa de comunicação está encarando o desafio de levar a toda a população, de forma gratuita, algo que só existia na TV por assinatura - salientou.
Apesar dos avanços tecnológicos, Lula afirmou que pouca coisa mudou no papel da imprensa.
- O maior dos desafios do jornalismo continua sendo o mesmo, desde o tempo dos primeiros jornais até a era da revolução digital em que vivemos. Estou falando da missão de informar com independência, precisão, imparcialidade e eqüidade - declarou o presidente.
Além de Lula, o evento reuniu autoridades como o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (DEM). O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), também compareceu ao lançamento do canal.
Em seu discurso, o governador José Serra afirmou que o lançamento de novos meios de comunicação é importante para estimular a formação de opiniões variadas.
- O novo canal é muito bom para a democracia porque vai ampliar a diversidade de enfoques e estimular a atividade jornalística de buscar a verdade - declarou.