Lula: Eu não barganho, faço acordo programático
Agência JB
BRASÍLIA - Ao ser questionado se o PMDB pediu novos cargos no governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que não é homem de fazer barganha para conseguir a aprovação de matérias no Congresso.
- Eu não barganho. Eu faço acordo programático, acordo com o partido. Mas não é possível você ficar barganhando votação que vai para o Congresso Nacional. Eu quero dizer que o Senado não pediu nenhum cargo, não existe nenhuma reivindicação - garantiu.
O PMDB é apontado como responsável pela derrubada, no Senado, da Medida Provisória que instituía a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo - a primeira derrota do governo após a absolvição do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Lula disse que não houve pedidos e que não conversou com senadores. Segundo ele, questões relativas ao PMDB serão resolvidas pelo líder do partido, Valdir Raupp, do governo, Romero Jucá, e pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia.
O presidente acha que a atitude dos senadores é natural na democracia. - Para mim, esse exercício da democracia é uma coisa que eu respeito. Essas coisas não são para deixar ninguém nervoso, irritado, ficar achando que o mundo acabou. É o respiro mais forte que aconteceu. Nós vamos tomar as medidas cabiveís para fazer.
Com informações da Agência Brasil