Presidente do Cazaquistão faz visita oficial ao Brasil e visita Senado

Por

Agência JB

RIO - O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, que está em visita oficial ao Brasil, esteve no Senado Federal na tarde desta quinta-feira e foi recebido com honras na entrada principal do Congresso Nacional. e conversou por alguns minutos com senadores brasileiros no Salão Nobre. O presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e Nazarbayev demonstraram otimismo quanto ao estreitamento das relações entre os dois países após a visita da comitiva oficial do Cazaquistão.

Também presenciaram o encontro os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), José Nery (PSOL-PA), Romero Jucá (PMDB-RR) e Gerson Camata (PMDB-ES).

O presidente do Cazaquistão destacou a importância da cooperação interparlamentar entre os países, e convidou os senadores brasileiros a visitarem o país asiático.

- A visita ao Brasil está sendo frutífera com relação a acordos como o que deve acabar com a necessidade de vistos para passaportes oficiais e diplomáticos brasileiros no Cazaquistão - disse.

Nazarbayev afirmou que o Cazaquistão apóia o pleito do Brasil para integrar o Conselho de Segurança das Nações Unidas e agradeceu o apoio do governo brasileiro quanto à entrada do Cazaquistão na Organização Mundial do Comércio (OMC). Já o presidente do Senado afirmou que o Cazaquistão precisa ter uma embaixada no Brasil. O Brasil tem embaixada na capital do país, Astana, desde 2006. Renan também explicou à comitiva a disposição dos prédios governamentais da Esplanada dos Ministérios e, logo depois, Nazaebayev e sua comitiva foram visitar a Câmara dos Deputados.

om agências