PA: surto de malária atinge Ilha de Marajó

Por

Portal Terra

ILHA DE MARAJÓ - Um surto de Malária atinge a Ilha de Marajó, no Pará. No município de Anajás, que tem poupulação de aproximadamente 25 mil habitantes, mais de 6,4 mil casos da doença já foram registrados.

As autoridades de saúde do município afirmam que a malária está fora de controle e que muitos casos nem são registrados. - Algumas localidades estão há oito horas de viagem da cidade, então as pessoas morrem na beira do rio e lá mesmo ficam -, afirmou o coordenador de endemias de Anajás, Élter Baía. O município conta apenas com dois médicos e um hospital em condições precárias.

Três embarcações enviadas pelo governo federal para combater a doença estão paradas por falta de equipamentos. O Ministério da Saúde declarou que fez um acordo para que os governos do Estado e município fornecessem pessoal e equipamentos para as embarcações.

A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que a Prefeitura tinha assumido o compromisso de equipar as embarcações e disse que vem repassando inseticidas e oferecendo agentes de saúde para ajudar no combate à malária na ilha.