Reforma tributária: Lula pede apoio a empresários

Por

Portal Terra

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula Silva pediu na manhã desta segunda-feira aos seus principais ministros, durante a tradicional reunião de coordenação política, que se empenhem na aprovação da proposta de reforma tributária no Congresso Nacional e disse que fará o mesmo pedido às centrais sindicais e aos empresários. Lula não quer que a proposta seja esquecida depois de entregue ao Congresso, em ano de eleições municipais.

Nesta segunda, Lula participa de uma reunião com os representantes das centrais sindicais, onde o ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresenta o projeto de reforma tributária que vai ao Congresso nessa semana. Amanhã, Mantega deve mostrar as mudanças aos partidos de oposição e, na quarta-feira, Lula participa da apresentação da reforma para um grupo de empresários.

O presidente sabe das dificuldades políticas para aprovar uma proposta dessa magnitude em um ano eleitoral, mas quer empenho de todos para que pelo menos os principais pontos da reforma sejam aprovados ainda em 2008, para aplicá-los em 2010.

Durante a reunião, Mantega disse que até agora a proposta tem agradado às pessoas que tiveram acesso ao texto. É o caso do Conselho Político da Coalizão, composto por líderes congressistas e presidentes de partidos aliados do governo.

Durante a reunião, Lula também fez uma relato das reuniões que manteve durante a visita a Buenos Aires na semana passada e disse que o Brasil vai trabalhar em conjunto com os outros países do Mercosul na construção de um plano energético de longo prazo para o bloco.

Participaram da reunião os ministros da Fazenda, Guido Mantega, da Casa Civil, Dilma Rousseff, das Relações Institucionais, José Múcio, do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Secretaria-Geral, Luiz Dulci.