Estudantes mantêm ocupação da UnB até quarta-feira
Portal Terra
BRASÍLIA - Os estudantes da Universidade de Brasília (UnB), que estão no 12º dia de ocupação da reitoria, decidiram, em assembléia realizada hoje, que vão continuar no prédio pelo menos até quarta-feira, quando realizam nova reunião. Aproximadamente 1,4 mil estudantes participaram da assembléia.
A decisão de manter a ocupação foi condicionada à reivindicação das eleições paritárias. Atualmente, nas eleições para escolha do reitor, os professores têm peso de 70% dos votos e os funcionários e estudantes têm 15% cada. Os universitários querem que os votos passem a ter o mesmo peso.
O reitor da UnB renunciou ao cargo após ter seu nome envolvido em denúncias de repasse irregular de verba para a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec).
A expectativa é de que estudantes e professores definam o nome do reitor substituto temporário ainda hoje e encaminhem a sugestão para o ministro da Educação, Fernando Haddad. Assim que assumir, o novo reitor terá o prazo de 90 dias, prorrogáveis por mais 90, para realizar as eleições que vão definir o novo quadro da reitoria.
Ainda hoje, Haddad deve anunciar mudanças na regulamentação que gere o repasse de recursos de universidades para fundações.