Caravana da Anistia estará em São Paulo
Agência Brasil
SÃO PAULO - A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça participa nesta terça-feira, em São Paulo, do Seminário Estadual da Democracia e Anistia. Durante o encontro, será realizada mais uma etapa da Caravana da Anistia, com a sessão de julgamento de requerimentos de quatro pessoas que alegam ter sido perseguidas politicamente durante a ditadura militar: Pedro Rocha Filho, Julio Prata, João Roberto Villares e Bernardo Boris Jorge Vargaftig. Estarão presentes o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), Paulo Vanucchi, além do presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, e da vice-presidente e conselheira do órgão, Sueli Bellato.
Lançado no início de abril pelo Ministério da Justiça, o projeto Caravana da Anistia tem a missão de divulgar as atividades da comissão e contribuir para o resgate da história do país. Até 2010, a Caravana percorrerá todos os estados brasileiros e países da América Latina, promovendo sessões reais de julgamento, arrecadação de documentos e realização de seminários culturais.
O objetivo do Seminário Estadual da Democracia e Anistia, que vai até o dia 17, é debater o contexto e o significado das leis de anistia promulgadas no Brasil e refletir sobre os conceitos e a prática da democracia. A promoção é da SEDH e da Federação dos Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo.