Ceará admite epidemia de dengue hemorrágica
Portal Terra
FORTALEZA - O secretário de Saúde do Ceará, João Ananias, admite que há uma epidemia de dengue hemorrágica no Estado. No entanto, o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde, Manoel Fonseca, disse que não há epidemia com relação a casos de dengue clássica.
Segundo Fonseca, o alerta para a dengue hemorrágica foi dado depois da secretaria observar três pontos. De acordo com o coordenador, o número de casos de dengue hemorrágica dobrou em relação ao mesmo período do ano passado, de 49 para 109; 30% das cidades do Ceará registraram pelo menos um caso da doença; e, o número de crianças de até 14 anos infectadas subiu de 20% para 70%. - Em termos de dengue clássica estamos com o mesmo número de casos - disse Fonseca.
De acordo com o coordenador, o aumento do número de casos de dengue hemorrágica se deve à presença do vírus tipo 2 no Estado, o mesmo registrado em 2004, quando o Ceará passou por uma epidemia. Fonseca informou que as crianças que nasceram depois de 2004 não estariam imunizadas pelo vírus, o que estaria causando a epidemia.
Em todo o Estado, há 7.241 casos de dengue clássica, de acordo com o balanço da Secretaria de Saúde. Apenas duas pessoas morreram dos 109 com dengue hemorrágica. Até o dia 11 de abril, foram notificados 12.511 casos suspeitos de dengue em 143 municípios do Estado.