PF combate contrabando num dos maiores centros de comércio popular

Por

Agência Brasil

SÃO PAULO - Depois de dez dias de ações conjuntas de combate ao contrabando em dezenas de pontos do interior e litoral do Estado de São Paulo, a Operação Anúbis chegou hoje à região da Rua 25 de Março, um dos maiores centros de comércio popular do país.

Cerca de 500 agentes públicos da Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado e das Polícias Federal e Militar cumprem 98 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal no Shopping 25, localizado entre as Ruas Florêncio de Abreu e 25 de Março.

Os policiais e auditores da Receita têm permissão para apreender todas as mercadorias que não tiverem notas fiscais ou cuja importação regular não fique comprovada. Pela decisão da Justiça, há também respaldo para retenção de equipamentos de informática e documentação fiscal encontrada no local.

A operação conta com o apoio logístico e cobertura de um helicóptero da Receita Federal, equipado para ações de combate ao contrabando, ao descaminho e à pirataria.

Conforme balanço parcial da Operação Anúbis, 19 pessoas foram presas, sendo dois estrangeiros irregulares no país. Além disso, foram apreendidas até agora mercadorias avaliadas em R$ 19,4 milhões, 27 veículos usados no transporte das mercadorias, 3 quilos de cocaína e 9 quilos de maconha. A ação também incluiu abordagens e vistorias físicas e de documentos de mais de 1,8 mil veículos.

O nome Anúbis se refere a uma divindade egípcia que fazia julgamento dos mortos. Para os policiais, o nome tem ligação com o submundo das mercadorias irregulares que entram no país.