Líderes na Câmara acertam votar hoje MP que amplia poderes ao BC

Por

Agência Câmara

BRASÍLIA - Os líderes partidários na Câmara dos Deputados estabeleceram acordo para votar, ainda hoje, a MP 442, que amplia os poderes do Banco Central para negociar redescontos e empréstimos. - Vamos votar a 442, sabendo que a eficácia dela está sendo muito questionada, e adicionalmente ver o que a Câmara e o Congresso podem fazer para que os recursos possam ser disponibilizados -disse o líder do PSDB, José Aníbal (SP).

A oposição, no entanto, saiu da reunião prometendo obstruir a votação, marcada para amanhã, do projeto de lei que cria o Fundo Soberano (PL), e do qual o governo retirou o pedido de urgência constitucional, que trancava a pauta de votações da Câmara. - O Fundo Soberano é completamente fora de propósito e vamos tentar derrotá-lo - comentou José Aníbal.

O líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), no entanto, fez um apelo para que se consiga votar o fundo amanhã. - Esperamos sensibilizar a oposição até amanhã, mas se obstruírem, teremos que colocar os votos da base de sustentação do governo no plenário - disse.

Já a MP 443, que autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprarem instituições financeiras menores públicas ou privadas, deve ir a plenário na quarta-feira da semana que vem.