CPI dos Grampos adia votação de requerimentos polêmicos

Por

Portal Terra

BRASÍLIA - Deputados da CPI das Escutas Telefônicas decidiram nesta terça-feira adiar a votação de requerimentos considerados polêmicos e que não contam com acordo entre governo e oposição.

Entre os requerimentos, estão o pedido de acareação com o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz - que comandou a Operação Satiagraha; o diretor de inteligência da PF, Daniel Lorenz; o diretor afastado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda e o ministro-chefe do gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), general Armando Félix.

Também foi adiada a votação do requerimento que solicita a convocação do ex-deputado federal pelo PT, Luis Eduardo Greenhalg, que teria sido vítima de escuta telefônica durante conversa com o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho.

A base aliada deve se esforçar para que tais requerimentos não sejam aprovados.

Entre os requerimentos de consenso que foram aprovados hoje, está o que solicita o vídeo do circuito interno de TV do restaurante Original Shundi, onde assessores do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, teriam se reunido com advogados do banqueiro Daniel Dantas. O encontro teria sido fotografado pelo delegado Protógenes Queiroz.

A CPI também aprovou nesta terça-feira requerimento de convocação dos dois delegados da PF que comandam o inquérito sobre o grampo feito no telefone do presidente do Supremo durante conversa com o senador Demóstenes Torres(DEM-GO).