Tarso diz que parte da mídia tentou decretar derrota do PT
Portal Terra
BRASÍLIA - O ministro da Justiça, Tarso Genro, publicou artigo no site do PT em que fez avaliações sobre as eleições municipais de 2008. No texto, o petista critica as análises feitas pela imprensa sobre o resultado dos pleitos e disse que uma parte da mídia se esforçou 'em decretar uma suposta derrota eleitoral do PT e do governo do presidente Lula'.
Segundo o ministro, alguns articulistas da grande mídia buscaram alçar o governador de São Paulo, José Serra, à condição de grande vitorioso das eleições de 2008, 'numa clara tentativa de fortalecer sua candidatura à sucessão presidencial de 2010'.
O artigo também questiona as análises feitas sobre os resultados eleitorais do PMDB. - Afirmar que o PMDB sai fortalecido do processo eleitoral, por exemplo, é reproduzir uma conclusão trivial - destaca o texto.
Porém, segundo Tarso, "não seria tão simples identificar que impacto terá este resultado na concretização, ou não, de uma eventual aliança PT-PMDB em 2010".
Em relação ao desempenho do PT, Tarso afirma que o resultado das eleições apresenta dados muito positivos para o partido. Porém, ele admite que os resultados poderiam ter sido mais favoráveis. - Em relação ao desempenho do PT podemos afirmar que não há nenhuma contradição entre reconhecer que esperávamos, e poderíamos ter obtido um resultado mais favorável em algumas capitais, e, ao mesmo tempo, concluir que acumulamos um resultado absolutamente satisfatório no conjunto do país - destaca.
O ministro também ressalta que o partido ampliou em 36% o número de prefeituras que governa. Segundo ele, "somente uma leitura débil e contaminada pela antecipação do debate sucessório de 2010" poderia supor que o partido tenha saído derrotado das urnas.